Canabidiol para autismo: informações e especialistas

Conteúdo

Conteúdo

As buscas sobre os benefícios do canabidiol para o autismo estão cada vez mais recorrentes devido ao papel que essa substância pode desempenhar nas pessoas com o transtorno. Por isso, eu trouxe um conteúdo rico para você poder entender melhor a relação entre o CBD e o autismo. Aproveite!

Benefícios do canabidiol para pessoas com autismo

O combate à ansiedade e a diminuição da insônia são alguns dos benefícios do uso do canabidiol para autismo mais relevantes. Junto a eles, cabe conferir logo abaixo os principais benefícios da substância, que fazem completa diferença na qualidade de vida da pessoa que possui a condição:

Combate à ansiedade:O combate à ansiedade, por meio do canabidiol, é um dos benefícios mais importantes da substância para o autismo, já que o produto atua diretamente no sistema endocanabinoide e permite a regulação do humor do paciente;
Diminuir a insônia:Diminuir a insônia por meio do canabidiol também é outro excelente ganho observado, pois com a redução da ansiedade, o paciente com autismo consegue lidar melhor com sua parte ansiosa. Considerando que os que possuem a condição costumam apresentar excesso de ansiedade, esse benefício é extremamente importante;
Reduzir os comportamentos repetitivos:Reduzir os comportamentos repetitivos é resultado da ação do canabidiol na parte comportamental da pessoa autista. Junto a esse ponto, pode haver uma redução significativa de tiques com o tratamento à base de canabidiol;
Tratar a agressividade:O tratamento da agressividade por meio do canabidiol é muito importante, já que os altos níveis de ansiedade dos autistas podem deixá-los com humor mais agressivo;
Auxiliar a melhoria na comunicação:Aprimorar a comunicação é outro ponto muito importante do canabidiol, permitindo que o autista interaja melhor com as pessoas e atue com mais independência em seu cotidiano.
Criança com cabelo crespo tapando os ouvidos

Por meio de toda essa lista de benefícios, fica evidente como o canabidiol pode ser um tratamento complementar promissor para o tratamento das dificuldades pelas quais passam as pessoas com TEA. Com destaque para a redução dos níveis de ansiedade e a melhoria da comunicação, é notável como o uso correto do produto pode trazer uma melhora substantiva na qualidade de vida desses indivíduos.

O que dizem os estudos sobre o uso do canabidiol no autismo?

Existem estudos que relacionam canabidiol e autismo, mostrando que o primeiro pode resultar em melhorias muito significativas para os sintomas do segundo, em cerca de 70% dos casos. Isso significa que questões ligadas à hiperatividade, agitação extrema e às dificuldades com o sono, por exemplo, podem ter melhoras substanciais durante o tratamento com CBD.

De maneira geral, o canabidiol consegue causar essas melhoras devido à sua grande interação com o sistema endocanabinoide, promovendo uma melhoria também na sensação de dor causada pelas condições com as quais os pacientes convivem. Esses pontos ocorrem por meio da influência indireta do canabidiol nos receptores CB1 e CB2, o que vai auxiliar o corpo a manter a homeostase e gerar os efeitos terapêuticos desejados.

Médico mostrando óleo para paciente idosa em consulta

Também é válido ressaltar como os estudos do uso do canabidiol podem trazer melhorias para as interações sociais das pessoas com TEA. Tudo isso porque ele pode ajudar na redução da agressividade e no aprimoramento da comunicação.

Com essa quantidade de possibilidades, é possível que a pessoa com autismo lide melhor com suas dificuldades e tenha uma maior qualidade de vida. Assim, não é à toa que as famílias que possuem pessoas com TEA estejam buscando bastante o canabidiol para autismo.

Cuidados necessários para o tratamento de autismo com CBD

Evitar a automedicação e realizar um acompanhamento médico frequente são cuidados essenciais para fazer o tratamento de autismo com canabidiol. Como cada um deles é extremamente importante para o paciente, cabe observar os detalhes dos cuidados logo abaixo para complementar sua compreensão acerca do uso adequado do medicamento:

Evitar a automedicação:A automedicação deve ser evitada a todo custo, justamente pelo paciente poder ter alguma alergia ou reação adversa com os compostos presentes no canabidiol. É justamente por esse motivo que o produto só pode ser obtido com prescrição médica.
Acompanhamento frequente:O acompanhamento médico frequente é indispensável para que se possa ter certeza de que o canabidiol apresentou o melhor efeito possível para o paciente.
Siga o tratamento médico determinado:Siga o tratamento médico determinado exatamente como o profissional detalhou para a sua necessidade. Evite realizar mudanças, como alterar as dosagens, para não coletar possíveis efeitos colaterais.
Ter atenção para possível conflito com outros medicamentos:Caso o paciente com autismo faça uso de outros medicamentos em conjunto, é preciso que você os informe ao médico antes de solicitar o tratamento com o canabidiol. Assim, pode-se ter mais segurança de que ambos não vão conflitar e garantir maior assertividade no uso do produto.
Observar possíveis reações de quem receberá o tratamento:É preciso que você esteja atento para possíveis reações ruins da pessoa que utilizar o canabidiol e alertar o médico o mais rápido possível. Desse modo, pode-se adaptar o tratamento para um formato em que se obtenham os benefícios.

Com todos esses pontos de cuidado em mente, cabe a você ter a atenção necessária para ter o melhor aproveitamento possível do tratamento do canabidiol para autismo. É interessante destacar a importância da coleta de dados constante a respeito das reações da pessoa tratada, além de conhecer os diferentes tipos de canabidiol.

Acesso e regulamentação do tratamento com canabidiol no Brasil

O acesso e a regulamentação do tratamento de autismo com canabidiol começam pelo fato de você só poder iniciar o tratamento com a substância por meio de uma prescrição médica.

Para realizar a importação do canabidiol, é necessário ter uma autorização da Anvisa para assegurar a legalidade do processo. Também é preciso observar se o canabidiol utilizado de base é legalizado no Brasil para ter a certeza de que o tratamento é seguro, o que evita complicações ligadas à obtenção do item.

De modo geral, o momento atual é que a legislação do canabidiol no cenário brasileiro é de desenvolvimento e enfrentamento de desafios. Além das questões ligadas ao próprio preconceito e dificuldades operacionais, a produção local dos produtos segue limitada. Entretanto, vale ressaltar que a Anvisa segue tomando medidas para aprimorar a regulamentação da cannabis, algo muito importante para os que fazem tratamento com a molécula.

Aqui no Dispensário da Mata, você tem a possibilidade tanto de obter os produtos de canabidiol para autismo como também realizar consultas com especialistas capacitados e preparados para te atender. Assim, conte conosco para aproveitar os benefícios que o canabidiol pode proporcionar para sua vida!

Referências

  • Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. Nota Técnica sobre Canabidiol/Autismo. Disponível em: https://www.tjdft.jus.br/informacoes/notas-laudos-e-pareceres/natjus-df/2231.pdf. Acesso em: 20 mar. 2025.
  • MURILO SOUZA. Projeto facilita acesso de pessoas com autismo a tratamento com canabidiol. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/1078671-projeto-facilita-acesso-de-pessoas-com-autismo-a-tratamento-com-canabidiol/#:~:text=Estudosemmodelosanimaise,Alencar(Republicanos-PI).
  • BANDEIRA, Gabriela. Canabidiol é eficaz no tratamento do autismo? Descubra o que é mito e o que é verdade. Disponível em: https://genialcare.com.br/blog/canabidiol-autismo/. Acesso em: 10 fev. 2025.
  • LIN, Jaime; COSTA, Maiara de Aguiar da; REZENDE, Victória Linden de; RONZANI, Leticia Domingos; NETTO, Bruna Bittencourt; GONÇALVES, Cinara Ludvig. O uso do canabidiol no tratamento do transtorno do espectro autista: revisão das evidências existentes. Disponível em: https://www.revneuropsiq.com.br/rbnp/article/view/756/296. Acesso em: 20 mar. 2025.

Posts Relacionados

O canabinol (CBN) trata-se de um canabinoide encontrado na planta Cannabis, que pode ser utilizado para efeitos terapêuticos. Descubra tudo sobre o CBN, a sua...
O mês de abril é marcado por uma campanha de extrema relevância para a sociedade: o Abril Azul. Essa iniciativa visa conscientizar sobre o Transtorno...
A ansiedade e a depressão fazem parte da lista de doenças tratadas com canabidiol (CBD). Junto a elas, existem outras que, com os efeitos analgésicos...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *